quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Breve História do Projeto


O Projeto MEDensina foi iniciado, na greve dos docentes da UFAM ocorrida no 2º Semestre de 2001. Os acadêmicos do terceiro período de Medicina que estavam cursando o módulo Imunologia da disciplina Microbiologia/Imunologia foram estimulados pelas professoras a realizarem palestras de prevenção nas escolas de Manaus/AM. Assim, dois grupos de seis acadêmicos desenvolveram a proposta. Nesse período, foram realizadas quartorze palestras sobre o tema “Câncer” nos colégios: Dom Bosco e Brasileiro Pedro Silvestre. Após as palestras, foram distribuídos questionários para verificar os temas de maior interesse dos participantes beneficiados. Os temas escolhidos foram: “Sexualidade e Métodos Contraceptivos”; “DST-AIDS”; “Gravidez Inesperada e Aborto”; “Primeiros Socorros” e “Drogas, Fumo e Bebidas Alcóolicas”.
Percebeu-se, então, a necessidade de desenvolver novas formas de divulgação (palestras, exposições, etc.) para os temas de programa de saúde. Pois, por não fazer parte da grade curricular da maioria das escolas, assuntos relacionados ao programa de saúde, não são abordados eficientemente, deixando os alunos alheios a determinadas informações. Além disso, verificar se as campanhas na área de saúde são satisfatórias, pois são onerosas e muitas vezes deixam grande margem de dúvidas e informações ambíguas à população.
          Diante disso, o objetivo do Projeto MEDensina é orientar a comunidade sobre a prevenção de doenças, sexualidade, drogas, higiene, influenza A (H1N1), ou seja, assuntos diversos relacionados à promoção da saúde; por meio de palestras, exposições, etc.
         Baseado nessa meta, o projeto atua na forma de palestras educativas para todo tipo de público, desde crianças até idosos; criação de eventos comunitários sobre temas da área de medicina preventiva, e participação no Centro de Testagem e Aconselhamento do Hospital Universitário Getúlio Vargas.
Nossas palestras voltadas para o público originam-se de palestras internas adaptadas para o público-alvo (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e abordam qualquer tema da área de medicina preventiva. Nós somos preparados para montar uma apresentação que seja breve, dinâmica e chamativa, mas que não deixe de atender as necessidades da população. Além disso, aprendemos a desenvolver técnicas de postura e a criatividade que torna cada membro do projeto um diferencial ao lidar tanto com a população leiga como em todas as outras apresentações que ele por ventura fizer, incluindo seminários de faculdade e apresentações de trabalho científico.
            O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA-HUGV) é um programa que acontece nas segundas, quartas e sextas (dia de atuação dos membros do projeto) de 10 a 12 horas e consiste em uma palestra de 10 a 15 minutos sobre DST-AIDS e como usar as camisinhas masculina e feminina e a coleta de sangue para rastrear HIV, Hepatite B e C, e Sífilis. Porém, esses exames não podem ser realizados sem que haja uma entrevista do membro do projeto com a pessoa que está solicitando os exames, pois é essencial que nós identifiquemos quem faz parte do grupo de risco.

            Em virtude disso, é necessário que o acadêmico de medicina que faz parte do projeto tenha uma boa interação com as pessoas que estão solicitando os exames, pois haverá informações da própria pessoa que serão difíceis de serem descobertas caso não haja confiança. Além disso, essa busca pela confiança da pessoa na hora de prencher a ficha de solicitação de exames representa para muitos acadêmicos de medicina o primeiro contato com uma pessoa dentro da área de saúde e o mais próximo de uma relação médico-paciente.

Portanto, o nosso projeto MEDensina oferece uma oportunidade ao acadêmico de medicina de adquirir conhecimento sobre vários temas médicos, principalmente os que possuem método de prevenção, amadurecimento na elaboração de apresentações e postura adequada diante de cada tipo de público, que indiretamente favorece o acadêmico durante a sua trajetória nas matérias que o avalia na forma de seminários, e é o único projeto que permite uma interação similar à relação médico-paciente a partir do seu primeiro ano de faculdade, que facilita o acúmulo de experiência e, consequentemente, uma boa formação médica. 

Por Bárbara Christo  - coordenadora discente [2009-2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário